Portal Yoba (Jacareí/SP) | Seção Livros

Lançamento da Amora Editora traz um olhar feminino agudo sobre as relações amorosas

Lançamento da Amora Editora traz um olhar feminino agudo sobre as relações amorosas

 Cacos: Momentos que Fi(n)cam reúne narrativas breves que levam o leitor a refletir sobre suas próprias experiências afetivas

Dona de uma escrita apurada, repleta de sentidos, Ciça Lessa expõe sua perspectiva feminina em narrativas concisas e contundentes. Em seu livro de estreia, Cacos: momentos que fi(n)cam, a autora reúne vinte contos (ou “cacos”) que tratam de encontros, separações, desgastes, perdas e outras situações que permeiam a maior parte das histórias de amor.

“Cada conto tem o mesmo tempo de um pequeno momento da nossa vida, que marcou nossas lembranças de alguma forma. Alguns momentos machucam, outros transformam. Ler cada conto nos dá a oportunidade de pensar em nossos próprios cacos”, explica Ciça.

Ao final da leitura de Cacos, o leitor se depara com uma incômoda dúvida: é inevitável o esgarçamento dos tecidos de que são feitas as relações amorosas?

 

Apresentação da escritora Veronica Stigger

“Num dos textos deste livro de estreia de Ciça Lessa, o narrador observa: ‘desapegar do outro não é fácil nunca. Mesmo que a separação resulte de um rasgo grande’. E acrescenta, fornecendo a chave para o que está em questão no livro: ‘Não existe único golpe que rompa o tecido de uma relação’. Os vinte ‘cacos’ aqui apresentados falam de relações amorosas, sobretudo das que se desgastaram com o tempo ou que já nasceram desgastadas. O que fica é a sensação da perda, que se materializa, por vezes, em elementos do cotidiano. Se ‘o amor é uma versão de um jogo da memória’, talvez essa memória só se torne acessível em frangalhos. Os cacos são estilhaços do passado, o que restou dele; aqueles fragmentos mínimos que não podemos ver, mas que se impregnam em nós como um soro ou um veneno.”

 

Trecho

Para ir embora, é preciso arrancar folhas costuradas: desapegar do outro não é fácil nunca. Mesmo que a separação resulte de um rasgo grande. Não existe único golpe que rompa o tecido de uma relação. Provocados como por cebola se dando ao corte, os olhos extravasam essas lágrimas, na despedida que se prolonga sempre: preferiam por certo não chorar. A separação é longa e má, rouba as lembranças boas. O precavido guarda sementes de outros sentimentos para o amanhã.

(fragmento do conto 18)

 

Sobre a autora

Ciça Lessa é escritora e jornalista. Trabalhou durante muitos anos na revista Capricho e em outras publicações femininas. Mais recentemente, passou a atuar em organizações sociais, como articuladora de ações em rede e gestora de projetos nas áreas de direitos da criança e do adolescente e de comunicação. Hoje ela junta a experiência com o jornalismo e os projetos sociais à vivência de mulher e mãe para se dar ao ofício de tecer narrativas.

 

Sobre o livro

Título: Cacos: Momentos que Fi(n)cam

Autora: Ciça Lessa

Editora: Amora

Páginas: 80

Valor: R$ 29,90

Como comprar: Em pré-venda na Loja Amora (www.lojaamora.com.br)

 

Lançamento

Data: 23 de maio de 2017

Horário: 19 horas

Local: A Casa Tombada

Endereço: Rua Ministro Godói, 109, São Paulo (próximo à estação Barra Funda do Metrô e ao lado da entrada lateral do parque da Água Branca)